quinta-feira, 23 de junho de 2016

PROJETO "MAIS LINGUAGEM"


O Projeto “Mais Linguagem” foi criado e desenvolvido pela profissional Andréa Pinheiro BonfantePsicopedagoga Clínica e Psicanalista Infanto juvenil a partir da observação das dificuldades de linguagem de um de seus pacientes no “setting”.

Através de “contações” de histórias de minha própria autoria e de outras diversas, pude despertar nessa criança a curiosidade que motiva a aprendizagem e o desejo de manifestar sua criatividade desenvolvendo suas próprias narrativas.

Ao contar sua própria história, a criança fala muito de si, organiza suas ideias numa linguagem sequenciada e clara proporcionada e motivada pela fantasia. Sua percepção de mundo, suas fobias, seus valores, frustrações, estrutura familiar e muitos outros fatores que poderão ser observados e elaborados por ela própria dando vasão a uma infinidade de emoções que são para ela, muitas das vezes difíceis de serem compreendidas.

Todo aprendizado perpassa pela linguagem, portanto dar condições para que essa criança consiga se fazer compreender, lhe propiciará um olhar mais apurado a respeito de leituras e interpretações as quais ela irá se confrontar, sejam quais forem as temáticas e disciplinas.

Por Andréa Pinheiro Bonfante
(24)99316-8982 whatsapp 
(24)2452-4478 consultório

VIDA PLENA CONSULTÓRIOS- Rua Durval Cúrzio, 70- Bairro de Fátima - Valença


segunda-feira, 13 de junho de 2016

VESTIBULANDOS: COMO OBTER SUCESSO NOS ESTUDOS?


Sem dúvida alguma, esse é um questionamento feito por grande parte de nossos vestibulandos em potencial. Responder a essa pergunta, talvez seja descobrir a chave certa para o sucesso.
Em primeira instância, o aluno deve conscientizar-se de que para estudar é preciso querer, é preciso desejar adquirir conhecimentos. Partindo desse princípio, o passo seguinte deve ser a pré-disposição em se criar novos hábitos além de decidir por prioridades tais que irão ajudar esse aluno a alcançar esses objetivos.
Vejamos então quais seriam esses requisitos básicos:
-Criar uma rotina de estudo.
-Estabelecer um tempo e gradativamente ir aumentando a quantidade de horas dedicadas ao estudo.
-Nada de celular, redes sociais, televisão ligada e/ ou qualquer outra coisa que lhe disperse a atenção.
-Estipule um horário de intervalo pequeno para ir ao banheiro e para um rápido lanche. Paradinhas a toda hora para “beliscar” algo e as “idas” ao banheiro podem ser um boicote inconsciente para a prática de estudo.
-Abster-se de compromissos sociais durante a semana. Deixe seu momento de lazer para os finais de semana.
-Escolha suas amizades. Aquele suposto “amigo” que lhe convida a todo o momento a interromper sua rotina com convites indevidos e inapropriados pode lhe tirar o foco e fazer com que você se desvirtue do seu objetivo sem você se dar conta. Fique atento!
-Procure saber exatamente quais os conteúdos programáticos a serem estudados pra não perder tempo com aquilo que não será abordado em suas provas. Aqui se aplica a prática de tempo é estudo.
-Procure usar cores diferentes usando canetas que destaquem informações que julgar importantes. Faça anotações e resumos.
-Alimente-se bem, durma bem, mas lembre-se que qualidade de sono nem sempre se traduz em horas prolongadas desse sono. Coloque seu relógio ou celular para despertar e não se entregue à preguiça.
-Planeje sua agenda e se organize com antecedência para que os imprevistos não sirvam de desculpa para uma interferência em sua rotina. Ao final do dia veja se conseguiu cumprir tudo aquilo a que se propôs.
-Não atribua a seus familiares responsabilidades que são única e exclusivamente suas.
-Procure se manter  tranquilo, sem estresses.  Nada de estudar na véspera das provas. Seu cérebro precisa descansar. Não é se desesperando que você vai conseguir  se preparar, muito menos alcançar melhores resultados. Perto de suas provas, procure fazer algo que lhe dê prazer e te relaxe. O que você não aprendeu em meses estudando, não será aprendido em um ou dois dias.
Lembre-se que os tópicos acima são apenas algumas regras básicas que merecem destaque para uma rotina de estudo. Suas decisões de agora decidirão o seu futuro. Vale a pena se dedicar. Saia de sua zona de conforto e se esforce ao máximo. Nada na vida é conquistado sem sacrifícios e dedicação. Lute pelos seus sonhos. Nada mais gratificante do que conseguir realizar seus sonhos depois de uma boa batalha. Nossas conquistas, das mais simples às mais elaboradas, nos movem a nos tornarmos seres humanos melhores e realizados.
Escrito por: Andréa Pinheiro Bonfante - Psicopedagoga e Psicanalista- (ABPp 1271) 

Psicopedagoga Clínica e Institucional, Psicanalista de crianças, jovens e adultos, Professora de Letras (Português/ Inglês e Literaturas); Palestrante de Questões Educacionais e Comportamentais aplicadas ao contexto escolar e Relacionamentos Familiares, Sócia proprietária da Clínica Vida Plena Consultórios.
Formação: Graduada em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pela Universidade de Nova Iguaçu-RJ; Pós- graduada em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá; Tradutora e Intérprete da Língua Inglesa com curso de especialização em estilística, Pós graduanda em teoria Psicanalítica na Universidade Veiga de Almeida.

Telefones para agendamentos:

(24) 2452-4478 (Vida Plena - Consultórios de Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia Clínica);
(24) 99316-8982 (claro - whatsapp);
(24) 98823-8472 (oi)

quarta-feira, 1 de junho de 2016

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER


VOCÊ SABIA?


Que o cientista norte-americano Howard Gardner ,formado em psicologia e neurologia, revolucionou a educação com sua teoria das inteligências múltiplas no início dos anos 80. Até a década de 80 usava-se o teste de Q.I (quociente de inteligência) que havia sido criado no início do século 20 pelo psicólogo francês Alfred Binet (1857-19110) a pedido do ministro de educação da França para quantificar a inteligência e que era pautado no raciocínio lógico-matemático. Acreditava-se que o aprendizado de símbolos e raciocínios seria a melhor forma de avaliar a capacidade cognitiva das criança, visto sua complexidade frente ao uso das palavras, destacando alunos mais e menos inteligentes.

As inteligências são:



*Cinestésica ou Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. Um campeão de ginástica olímpica ou um dançarino famoso, com certeza, possuem esta inteligência bem desenvolvida.
PROFISSÕES: atletas, ator, mecânico, construtor, carpinteiro.


*Espacial– habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.
PROFISSÕES: artistas plásticos, designers, engenheiros, arquitetos.


· Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.
PROFISSÕES: político, gestor, assistente social, diplomata.


* Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.
PROFISSÕES: filósofo, psicólogo, teólogo, escritor.


*Linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.
PROFISSÕES: escritor, advogado, político, professor, filósofo.


*Lógica ou Lógico-matemática- voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.
PROFISSÕES: cientistas, matemáticos, físicos, economistas.


*Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.
PROFISSÕES: compositores, cantores, maestros.

*Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos). Só foi desenvolvida por Gardner por volta de 1996 na sua ampliação da listagem inicial.
PROFISSÕES: exploradores, cientistas, zoólogos, biólogos de campo, agricultores, ambientalistas.

por Andréa Pinheiro Bonfante - Psicopedagoga e Psicanalista

Quer aprofundar a respeito do assunto? 
Testes de inteligências múltiplas e orientação profissional em meu consultório.
Agende seu horário:
(24)2452-4478 / 99316-8982 whatsapp
Vida Plena Consultórios- Rua Durval Cúrzio, 70- Bairro de Fátima- Valença-RJ
andreapinheiroprof@hotmail.com