A PSICANÁLISE E A PSICOPEDAGOGIA EM PARCERIA
A psicanálise tem ganhado espaços significativos em outras áreas
além do setting terapêutico. A educação é um campo rico em intervenções a
partir da teoria psicanalítica e suas diferentes formas de abordagem. Na
psicopedagogia, por exemplo, os profissionais têm se apropriado da psicanálise
para avanços no seu trabalho. Podemos afirmar que as intervenções
psicopedagógicas acontecem diante das dificuldades apresentadas pelo sujeito no
que diz respeito à aprendizagem no âmbito cognitivo e na relação afetiva que o
sujeito estabelece com o seu processo de aprender. Isso nos aponta para as
peculiaridades do sujeito: cada um tem maneira própria de aprender o conteúdo
proposto, lança mão de estratégias cognitivas que possui e desenvolve ao mesmo
tempo em que se relaciona afetivamente com o objeto a ser apreendido, o sujeito
investirá libidinalmente no que faz sentido para ele a partir da sua história;
que é sempre particular e única. É possível pensarmos então que embora haja um
rigor formal que conduz o profissional de psicopedagogia em relação à teoria
que o apoia, não deve haver rigidez na sua atividade com os sujeitos que
atende. Os protocolos e regras pré-estabelecidas para intervenções
psicopedagógicas tendem ao engessamento do sujeito e assim à impossibilidade de
bons resultados no trabalho. A proposta deste trabalho é articular a teoria
psicanalítica à prática psicopedagógica a partir de casos que ilustrem esta
aposta de parceria entre a psicopedagogia e psicanálise como intervenção.
Palavras- chave: psicanálise, psicopedagogia, sujeito
Autores: BONFANTE, Andréa Pinheiro; SILVA, Joyce de Paula e
Instituição: Corpo Freudiano Escola de Psicanálise- Núcleo
Vassouras - Vassouras-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário