domingo, 18 de novembro de 2018

A PSICANÁLISE E A PSICOPEDAGOGIA EM PARCERIA



A PSICANÁLISE E A PSICOPEDAGOGIA EM PARCERIA




A psicanálise tem ganhado espaços significativos em outras áreas além do setting terapêutico. A educação é um campo rico em intervenções a partir da teoria psicanalítica e suas diferentes formas de abordagem. Na psicopedagogia, por exemplo, os profissionais têm se apropriado da psicanálise para avanços no seu trabalho. Podemos afirmar que as intervenções psicopedagógicas acontecem diante das dificuldades apresentadas pelo sujeito no que diz respeito à aprendizagem no âmbito cognitivo e na relação afetiva que o sujeito estabelece com o seu processo de aprender. Isso nos aponta para as peculiaridades do sujeito: cada um tem maneira própria de aprender o conteúdo proposto, lança mão de estratégias cognitivas que possui e desenvolve ao mesmo tempo em que se relaciona afetivamente com o objeto a ser apreendido, o sujeito investirá libidinalmente no que faz sentido para ele a partir da sua história; que é sempre particular e única. É possível pensarmos então que embora haja um rigor formal que conduz o profissional de psicopedagogia em relação à teoria que o apoia, não deve haver rigidez na sua atividade com os sujeitos que atende. Os protocolos e regras pré-estabelecidas para intervenções psicopedagógicas tendem ao engessamento do sujeito e assim à impossibilidade de bons resultados no trabalho. A proposta deste trabalho é articular a teoria psicanalítica à prática psicopedagógica a partir de casos que ilustrem esta aposta de parceria entre a psicopedagogia e psicanálise como intervenção.

Palavras- chave: psicanálise, psicopedagogia, sujeito

Autores: BONFANTE, Andréa Pinheiro; SILVA, Joyce de Paula e

Instituição: Corpo Freudiano Escola de Psicanálise- Núcleo Vassouras - Vassouras-RJ



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